Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Kadu Moliterno: quanto mais experiente, mais difícil ser escalado

Kadu Moliterno fala sobre a falta de convites para novas produções. Foto: Jorge Rodrigues/TV Press


Kadu Moliterno sempre teve espaço garantido em vários projetos da Globo, desde sua estreia na emissora, em Selva de Pedra, de 1972. Porém, nos últimos anos, ele viu os convites de autores e diretores minguarem cada vez mais. Confiante em seu histórico e talento, o ator resolveu correr atrás do prejuízo. "Nunca fui atrás de ninguém. Mas senti que quanto mais experiente o ator, mais difícil fica de ser escalado. Pois ele acaba tendo que ser reservado para personagens que sejam coerentes com sua trajetória", reclama Kadu, do alto de seus 59 anos, 41 desses, dedicados à atuação. Fã de seriados de ação, como Força-Tarefa, Kadu ligou para o diretor do programa, José Alvarenga Jr. e pediu para trabalhar na produção. "Infelizmente, o elenco já estava fechado. Porém, logo que ele assumiu a direção de núcleo de Malhação, me ligou dizendo que tinha um personagem perfeito para mim", conta o intérprete do ex-piloto de avião, Nelson.

Na temporada atual de Malhação, Nelson tem de lidar com a culpa de ter traído a esposa, Helena, de Virgínia Cavendish, e a descoberta de um filho de 16 anos. "O Nelson tem uma fraqueza por mulheres. Mas é um cara de boa índole. Quer cuidar dos filhos e manter a família unida", define. Esta é a terceira vez que Kadu participa da novelinha. A primeira foi em 1997, quando interpretou Paulo, e a segunda em 2002, na pele de César. Além do convite de Alvarenga, o fator definitivo para Kadu voltar ao seriado foi a nova proposta do roteiro, com trama de tons sobrenaturais, e da direção, que aposta em cenas rápidas e muita ação. "Gostei muito do texto e o modo que a direção cuida dele. Acho que a temporada atual está mais ágil, coerente com o público-alvo do programa. Mas também pode agradar aos pais da garotada", opina.

O interesse de Kadu por projetos que envolvam ação e aventura é antigo, e diretamente ligado a sua íntima relação com o mundos dos esportes. "Assim como eu, meu personagem em Malhação também pega onda. Além de surfar, jogo tênis, basquete, futebol, entre outros. Tenho uma gama de possibilidades para interpretar personagens dessa área", enumera o ator, que já deu vida a um tenista em A Sucessora, de 1978, e a um jogador de basquete, em Brilhante, de 1981. Para Kadu, de todos os seus personagens, o que melhor representa a união entre a teledramaturgia e o esporte é o surfista Juba, da série Armação Ilimitada, exibida pela Globo entre 1985 e 1988.

Quase 25 anos depois, ator ainda se surpreende com a repercussão da série, protagonizada por ele, André de Biase e Andrea Beltrão. "A gente conseguiu falar diretamente com o público jovem e a resposta é sentida até hoje. Por sorte, não fiquei fadado ao mesmo tipo de personagem e pude passear por dramas e comédias em outros trabalhos", confessa.

Entre novelas, séries e especiais, Kadu ostenta com orgulho seus 42 trabalhos na televisão. Tanto, que um de seus projetos mais recentes é o livro Reviva com Kadu Moliterno, autobiografia lançada no ano passado, onde o ator conta curiosidades e histórias dos bastidores de sua carreira televisiva. "Acho que o livro é interessante para quem quer atuar na televisão.

Ingressei na carreira por uma tremenda casualidade. E não saí mais. Hoje os tempos são outros e a disputa é muito maior", compara o ator, que foi descoberto quando trabalhava como office-boy em uma agência de publicidade. Na falta de um modelo, Kadu foi convocado para fazer as fotos de um editorial, e as imagens foram parar na mesa dos produtores de elenco de As Pupilas do Senhor Reitor, da Record, em 1970. "Precisavam de um garoto parecido com o Fúlvio Stefanini e me chamaram", relembra, aos risos.

Produtor musical

Como todo pai coruja, Kadu Moliterno fala sobre os filhos com um imenso sorriso no rosto.

Principalmente, quando o assunto são as jam sessions que acontecem em sua casa. "Entro em casa e eles já me chamam para fazer algum som. Vou montar um estúdio e investir no talento deles", conta Kadu, que toca bateria, violão, guitarra, entre outros instrumentos, e já teve uma banda ao lado dos também atores Marcelo Serrado e do falecido Rômulo Arantes.

Os futuros projetos do ator são totalmente influenciados pelo música produzida por seus filhos Lanai, de 18 anos, e Kenui, filho caçula de Kadu, de 13 anos. "A Lanai canta desde os três anos.
Ela gravou uma música que deve entrar na trilha de Malhação. O Kenui também tem um projeto musical, estamos finalizando as canções para lançar um álbum ainda esse ano", revela.

Instantâneas

Além da atuação, esportes e música, Kadu também adora escrever. E publica, constantemente, textos em seu site oficial: www.kadumoliterno.com.br. "Tenho algumas histórias para contar. É onde escrevo crônicas sobre viagens e experiências esportivas".

Mesmo sem tanta repercussão, Kadu elege a Denaide/Jesse James, de Bang Bang, de 2005, como o personagem mais difícil de sua carreira. Na trama, o bandido Jesse James se travestia de mulher e adotava o nome de Denaide para fugir da polícia.

Kadu já fez par romântico com Glória Pires em cinco novelas: Água Viva, de 1980, As Três Marias, de 1980, Partido Alto, de 1984, O Dono do Mundo, de 1991, e Anjo Mau, de 1997.

Em 1980, na companhia de Reginaldo Faria e um cinegrafista, Kadu estava no mar, gravando uma cena de Água Viva, quando os três foram surpreendidos pela presença de um tubarão bem próximo a eles.




0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive