Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Fatia e Maria de Fátima no divã: atriz e psicóloga comentam a personagem


Fatinha (Juliana Paiva) até que tentou esconder seu jeitinho para os pais. Mas acabou descoberta depois de ser flagrada dançando funk no sarau do Colégio Quadrante. Os pais dela, ultraconservadores, não perdoaram a ousadia da garota. Resultado: Fatinha foi expulsa de casa.

A história pode parecer de novela, mas tem muito adolescente tentando esconder o verdadeiro jeito de ser para não magoar os pais. “As posições de Fatinha e de seus pais apontam para algo fundamental em toda história entre pais e filhos: os primeiros estão sempre projetando seus ideais e sonhos em suas crias e os segundos sempre em busca do amor e aceitação de seus progenitores”, comenta Renata Lacombe, psicóloga e pesquisadora de Malhação.

Para Juliana Paiva, o principal problema da relação entre Fatinha e os pais dela é a falta de diálogo. Em casa, a atriz garante que a situação é completamente diferente. “Na minha casa, o diálogo é super aberto. Não existe tabu entre eu e meus pais, que são meus melhores amigos. Claro que eu não faço tudo o que eles querem sem me questionar. Eu conto as minhas experiências, peço conselhos. A gente troca muito. Me sinto mais segura com o apoio deles e sei que os dois só querem o melhor para mim”, conta.

Fatinha e Maria de Fátima são completamente diferentes: uma é recatada e a outra é periguete (Foto: Malhação / Tv Globo)

Renata Lacombe também concorda que falta diálogo entre Fatinha e os pais. “Numa relação onde há a presença do amor e da saúde, é preciso que pais e filhos criem um espaço de negociação e troca onde as demandas de cada um possam ser colocadas. Se os pais são mais tradicionais e exigem condutas mais rígidas, é preciso que se abram para o diálogo com os filhos, que fazem parte, afinal, de uma outra geração, de um mundo em transformação" diz. "Quando os pais são capazes desse gesto eles estão reconhecendo algo fundamental para o processo de amadurecimento: que seus filhos têm voz e autonomia sobre aquilo que pensam e que escolhem pra si, que eles têm direito a essas escolhas e que o amor por eles não está condicionado à satisfação de suas próprias expectativas como pais”, acrescenta a psicóloga.

O problema é ainda maior porque Fatinha está na adolescência. “É um elemento de confusão a mais na construção de sua identidade, num momento. É por isso, também, que esses pais deveriam rever sua posição. Em qualquer relação saudável tem que haver espaço para a negociação quando aparece um conflito”, afirma.

0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive