Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

#Seliga - Anorexia e Bulimia, fique fora dessa!

Duda desmaia
Em Malhação, Duda para de comer e até desmaia

A preocupação com a boa forma cada vez mais faz com que adolescentes criem dietas malucas e rigorosas sem consultar um médico. É até normal você querer se manter em forma e saudável com uma alimentação balanceada. O grande problema é fazer isso em exagero e de forma errada.

Além de ficarem muito chatas, meninas assim correm um grande risco: o de desenvolver doenças relacionadas à alimentação, chamadas de transtornos alimentares. A anorexia e bulimia são as mais comuns e podem estar mais perto do que você imagina. Conheça melhor essas doenças que fazem parte da vida de muitas adolescentes como a Duda, personagem de Nathalie Jourdan em Malhação.

Quais as semelhanças e diferenças entre a anorexia e a bulimia?

A psicóloga e especialista Luciana Maria da Silva explica que os dois distúrbios são semelhantes na preocupação excessiva com o corpo e no medo de engordar. “As doenças tem uma apresentação semelhante do ponto de vista sintomatológico em nível psíquico, como marcada distorção da imagem corporal, medo mórbido de engordar, preocupação excessiva com os alimentos e desejo constante e irrealista de emagrecer”, diz a psicóloga.

É motivo de preocupação se...
... você está 15% ou mais abaixo do peso ideal e ainda assim se sente gorda
... parou de menstruar
... acorda já pensando em dietas e calorias
... foge de programas que incluam comida
... esconde ou joga alimentos fora
... provoca vômitos, toma laxantes ou diuréticos

As anoréxicas simplesmente param de comer e continuam se achando gordas, mesmo depois de estarem esqueléticas. É um distúrbio de sua própria imagem. A menina fica bem abaixo do peso, mas quando se olha no espelho tem a sensação de que precisa emagrecer mais. “Tem casos até que as pacientes olham os rótulos dos cremes de cabelo para saber se há calorias que poderiam lhe engordar”, afirma Luciana.

Já as bulímicas em geral até comem normalmente, mas logo depois de terminar a refeição sentem culpa e provocam vômitos. Há também quem tome laxantes ou diuréticos para não engordar. A psicóloga alerta os riscos que os vômitos forçados podem causar à pessoa: “As consequências da bulimia podem até mesmo ser piores que da anorexia, pois há perdas grandes de potássio durante os vômitos, fazendo com que haja descompassos nos batimentos cardíacos”, conta a especialista.

Como saber se você ou um conhecido está passando por esse problema?

Segundo Luciana Maria da Silva, preste atenção se a pessoa está tendo comportamentos atípicos como comer pouco, esconder ou jogar comida fora do prato. Atentese também a essas caracetrísticas dos distúrbios: emagrecimento exagerado em pouco tempo, a mania de contar as calorias de todos os alimentos, medo de comer, medo de beber sucos/água, comportamento de se tocar o tempo todo, e lhar excessivamente o espelho, dizer a todo momento que está gordo(a), cortar em muitos pedaços a comida, ingestão de muita comida em pouco tempo, saídas da mesa nas horas das refeições para ir ao banheiro, ingestão de laxantes e diuréticos e exagero nos exercícios físicos.



Qual é o tratamento?

O tratamento deve ter o apoio de psicólogos, nutrólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e até médicos psiquiatras. “A estratégia de tratamento deve considerar o indivíduo como um todo, sem perder de vista os diversos contextos nos quais ele está inserido: familiar, psicológico, sócio-cultural, econômico, incluindo cuidados dispensados à sua organização familiar”, explica Luciana.



0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive