Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Saiba mais sobre a AIDS, um dos assuntos abordados em 'Malhação'

http://s.glbimg.com/et/nv/f/original/2011/04/15/raildaetheo_.jpg

Railda, mãe biológica de Theo, revelou na trama de Malhação que abandonou o filho ainda criança por causa da Aids. Ela ficou com medo de não conseguir criá-lo, mas agora está de volta à vida do rapaz, mostrando inclusive que é possível controlar a doença - o que não exclui a grande ameaça que o vírus HIV traz ao organismo de qualquer pessoa.

Theo, por outro lado, vai sofrer com o preconceito dos colegas e vão até tentar tirá-lo do time de futebol do colégio. Preconceito e falta de informação muitas vezes acabam atrapalhando ainda mais a vida das pessoas com Aids, que já não é fácil. Por isso, vamos saber um pouco mais sobre esta doença?

O que é Aids?
Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico e é causada pelo vírus HIV. A sigla significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Há alguns anos, ter Aids era sinônimo de morte. Hoje em dia, é possível controlar melhor a doença com medicação - o que não exclui seu risco. Quem tem o vírus precisa tomar os medicamentos indicados e seguir estrtitamente as recomendações médicas.

O que é HIV?
HIV é a sigla em inglês do vírus causador da Aids. Este vírus ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças. Por isto, a pessoa que tem Aids fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose, ou até câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Como se pega o HIV?
As principais formas de contágio do vírus são o sexo sem camisinha e o compartilhamento de seringas ou agulhas contaminadas. Por isto, é essencial fazer sexo com preservativo sempre. Os postos de saúde da rede pública distribuem camisinhas gratuitamente.

A convivência com pessoas infectadas, porém, não traz riscos, já que a doença não é transmitida pelo ar nem por hábitos simples como um abraço ou um aperto de mão.

Como eu sei se eu tenho HIV?
O teste para diagnosticar a doença é gratuito e pode ser feito em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nas unidades de saúde da rede pública. Para saber qual é o melhor local para fazer o teste, pode-se ligar para o Disque-Saúde (0800 61 1997).

Como é a vida de uma pessoa com Aids?
Com os avanços da Medicina, os coquetéis anti-aids aumentaram a sobrevida e a qualidade de vida das pessoas infectadas com o HIV. As pessoas com Aids têm uma vida quse normal: estudam, trabalham, namoram, fazem exercício físico etc. A mulher com Aids também pode ter filhos e não transmitir o vírus para a criança. Só é preciso fazer o pré-natal de maneira correta, com acompanhamento médico, e tomar uma medicação que impede a transmissão da doença.

Como é o tratamento?
O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do HIV no corpo, recupera as defesas do organismo e aumenta a qualidade de vida do soropositivo. Para que o tratamento dê certo, não se pode esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los. O vírus pode criar resistência e, com isso, as opções de medicamentos diminuem. A adesão ao tratamento é fundamental para a qualidade de vida.

Fonte: Ministério da Saúde



0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive