
  Railda, mãe biológica de Theo, revelou na trama de Malhação que  abandonou o filho ainda criança por causa da Aids. Ela ficou com medo  de não conseguir criá-lo, mas agora está de volta à vida do rapaz,  mostrando inclusive que é possível controlar a doença - o que não exclui  a grande ameaça que o vírus HIV traz ao organismo de qualquer pessoa.
   Theo, por outro lado, vai sofrer com o preconceito dos colegas e vão  até tentar tirá-lo do time de futebol do colégio. Preconceito e falta de  informação muitas vezes acabam atrapalhando ainda mais a vida das  pessoas com Aids, que já não é fácil. Por isso, vamos saber um pouco  mais sobre esta doença?
   O que é Aids?
 Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico e é causada pelo  vírus HIV. A sigla significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Há  alguns anos, ter Aids era sinônimo de morte. Hoje em dia, é possível  controlar melhor a doença com medicação - o que não exclui seu risco.  Quem tem o vírus precisa tomar os medicamentos indicados e seguir  estrtitamente as recomendações médicas.
   O que é HIV?
 HIV é a sigla em inglês do vírus causador da Aids. Este vírus ataca o  sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de  doenças. Por isto, a pessoa que tem Aids fica mais vulnerável a diversas  doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como  tuberculose, ou até câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica  prejudicado.
   Como se pega o HIV?
 As principais formas de contágio do vírus são o sexo sem camisinha e o  compartilhamento de seringas ou agulhas contaminadas. Por isto, é  essencial fazer sexo com preservativo sempre. Os postos de saúde da rede  pública distribuem camisinhas gratuitamente.
   A convivência com pessoas infectadas, porém, não traz riscos, já que a  doença não é transmitida pelo ar nem por hábitos simples como um abraço  ou um aperto de mão.
   Como eu sei se eu tenho HIV? 
 O teste para diagnosticar a doença é gratuito e pode ser feito em um  Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nas unidades de saúde da  rede pública. Para saber qual é o melhor local para fazer o teste,  pode-se ligar para o Disque-Saúde (0800 61 1997).
   Como é a vida de uma pessoa com Aids?
 Com os avanços da Medicina, os coquetéis anti-aids aumentaram a  sobrevida e a qualidade de vida das pessoas infectadas com o HIV. As  pessoas com Aids têm uma vida quse normal: estudam, trabalham, namoram,  fazem exercício físico etc. A mulher com Aids também pode ter filhos e  não transmitir o vírus para a criança. Só é preciso fazer o pré-natal de  maneira correta, com acompanhamento médico, e tomar uma medicação que  impede a transmissão da doença.
   Como é o tratamento?
 O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde  e a realização exames. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o  maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do HIV no  corpo, recupera as defesas do organismo e aumenta a qualidade de vida do  soropositivo. Para que o tratamento dê certo, não se pode esquecer de  tomar os remédios ou abandoná-los. O vírus pode criar resistência e, com  isso, as opções de medicamentos diminuem. A adesão ao tratamento é  fundamental para a qualidade de vida.
   Fonte: Ministério da Saúde