Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Crítica: Por que Malhação não sai do lugar?


Malhação” está sempre rodando no mesmo lugar, já perceberam? São personagens iguais, todo ano, fazendo as mesmas coisas, com os mesmos dramas. A novela até tenta inovar quando inicia uma nova temporada, mas na metade volta atrás por causa da baixa audiência.

Usemos um exemplo recente: a temporada atual de “Malhação” começou bem, evitando aquela coisa de vilã-mocinho-mocinha. Dinho (Guilherme Prates) era um adolescente bem realista, confuso e, aparentemente, sem remorso. Lia (Alice Wegmann) e Ju (Agatha Moreira) eram melhores amigas, até Dinho trair Ju com Lia. O padrão seria transformar Ju em uma vilã, mas a novela não foi por esse caminho. Isso, combinado às boas atuações dos atores, fez a novela ficar bem mais interessante.

Mas, como em todas as vezes que “Malhação” saiu da repetição, o público não reagiu tão bem, e a decisão foi eliminar Dinho da trama, substituindo o protagonista por um ator mais “másculo” e incluindo uma história de herói e vilão mais típica e, portanto, chata. Sim, a audiência cresceu, mas Vitor (Guilherme Leicam) não tem a mesma humanidade que o seu antecessor, e torna a trama mais plástica. A mesma coisa aconteceu na décima-nona temporada, em 2011. Gabriel (Caio Paduan) era um médium, e a novela tinha um mistério sobrenatural como pano de fundo. No meio da temporada, a ideia original foi abandonada e o lado sobrenatural da história foi embora.

É óbvio que um programa de TV precisa de uma boa audiência. Sem isso, ele não é rentável e acaba sendo um prejuízo para o canal. Mas abrir mão do núcleo central de uma trama e até mesmo de seu personagem só para adequar a um padrão pré-determinado acaba empobrecendo a história, e fazendo com que “Malhação” continue sendo sinônimo de fórmula pronta para treinar atores jovens.

Crítica por: Coisas de novela | Pop


3 comentários:

Anônimo disse...

Malhação ta muito melhor com o Vitor e o Sal, eles poderiam investir mais nesse tema de DROGAS!
Agora quando tinha o Dinho eu estava quase parando de assistir, a história ficou chata, não acontecia nada de mais, ficou na MESMICE bem parada.
UMA NOVELA É UMA NOVELA, NÃO TEM QUE TER TANTA REALIDADE ASSIM, TEM QUE TER A FANTASIA SE NÃO ESTRAGA! POR ISSO QUE TODA NOVELA TEM UM VILÃO, NOVELA DAS 18,19 E DAS 21.

Anônimo disse...

Malhação era muito melhor com o Dinho,esse Vitor parece ter as falas decoradas, não parece real, a historia ficou chata,mesmo sem vilão a novela era boa ai trocaram o garoto porque as meninas não achavam ele bonito.. fala sério

Anônimo disse...

Na realidade, nessa temporada, os protagonistas foram neutralizados pelos personagens de Juliana Paiva e Rodrigo Simas.

Desde a primeira cena, na segunda semana da novela, esses dois personagens, Bruno e Fatinha, prometiam uma história interessante.
Sozinhos eles não teriam força. Fatinha, seria apenas uma periguete fazendo peripécias no Quadrante. Isso iria cansar. Bruno, apenas o irmão bonitão mais velho da Ju.
Porém, esses dois personagens são bastante complexos. Uma virgem que se faz passar por uma periguete fake, se apaixonando por um rapaz sério, centrado, bem comportado, mais que acaba tendo sua vida certinha agitada pela invasivas da moça.
Resultado, deu caldo. Desde o início e ao longo dessa temporada, o casal sensação Brutinha, roubou a cena da "fraca" historinha de Ju-Dinho-Lia e da "plástica" história de Lia-Vitor.
Aliás, Lia, sozinha, é uma forte personagem. Precisava formar química com um personagem mais forte que Dinho e Vítor.

Pra uma história render é necessários personagens cheios de complexidade, como Bruno e Fatinha, e uni-los, pra segurar uma novela tão longa como é Malhação.



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive