Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Se liga: Software livre lê telas de computador para deficientes visuais


Filipe Malhação (Foto: Malhação / TV Globo)

Filipe, de Malhação, usa software para cegos
Boa notícia para os deficientes visuais. O software livre ‘LianeTTS’, destinado à leitura de telas de computador para pessoas que não enxergam, foi apresentado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília, durante um treinamento nacional com a presença de parlamentares e de associações ligadas à causa da pessoa portadora de deficiência. Em Malhação, o personagem Filipe (Pedro Tergolina) estuda e acessa a internet usando um programa como esse, que transforma texto em áudio.

A grande vantagem do uso do software é que ele opera em plataforma livre, o que garante liberdade de escolha ao usuário. De acordo com Antônio José, da Secretaria Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, isso vai ajudar muitos deficientes visuais. "Estamos preocupados com as pessoas e com a democratização do acesso à informação, e não com a manutenção de monopólios".

De acordo com o Serpro, o Liane TTS levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa pode ser baixado gratuitamente no Portal do Serpro na internet, nas versões dos sistemas operacionais Windows e Linux, ou através de CD em um dos 400 telecentros espalhados pelo país.

O coordenador estratégico de Responsabilidade Social e Cidadania do Serpro, Dilson Santos, também anunciou a construção de um dicionário de libras, que será atualizado constantemente, em plataforma livre.

Com informações do departamento de Comunicação Social do Serpro e da Agência Brasil

0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive