Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Tem vontade de grafitar? Grafiteiro de Malhação explica a arte


Curte os grafites do Gil (Daniel Blanco)? É cada desenho mais irado que o outro, né? Por trás disso tudo, há um profissional fera, claro, já que o ator não domina toda a arte. O grande artista é o Gaspar Cohen, estudante de desenho industrial, de apenas 20 anos. O cara bateu um papo exclusivo com o site e deu uns toques de como foi o começo da carreira.

Assim como Gil, Gaspar começou cedo no grafite e foi nas ruas onde passou primeiro a se expressar. “O Rio de Janeiro tem muitos lugares ricos em grafites. Como sempre me interessei por arte, comecei a pesquisar quem eram aquelas pessoas que faziam aquilo. A internet também me ajudou”, lembra.

Muita gente por aí anda se interessando pelo grafite, quer tentar, mas não tem nenhuma ajuda. Gaspar diz que existem alguns cursos, mas a melhor maneira de se aprender é na prática. “De uns tempos pra cá surgiram alguns cursos, mais organizados, exclusivos para isso”. Para ele, nada supera a prática e o contato com outras pessoas. “Acredito que o melhor caminho seja procurar conhecer algum grafiteiro. O comum sempre foi passar a técnica de um para o outro, um artista mais experiente ensinando aos ‘novatos’. Procurar conhecer alguma galera e buscar entender como isso acontece seria a troca de experiência mais rica possível”, aconselha.

“Hoje, não existe regra. A arte de rua se mostra muito mais livre. O estilo que um artista tenha, sendo diferente do grafite, pode prevalecer na hora de botar a mão na massa. Essa Street art é a síntese de tudo, a manifestação da arte em qualquer um de seus estilos, com qualquer técnica, desde que seja na rua”, diz Gaspar.

Estilo de grafite: alguns dos principais tipos de letra

Wildstyle – Letras trançadas e coloridas. Difícil de ler, principalmente pra quem não está acostumado com a arte;
Bombing – Grafite rápido com letras mais simples e eficazes;
Tagging – Nome/Pseudônimo do artista.

Grafite X Pichação

“Acho difícil colocar uma barreira definitiva entre os dois. A diferença é mais visual, além da preocupação do grafiteiro com o resultado final, com a mensagem”.

Preconceito

“Pensando na época de quando comecei, hoje, a diferença é assustadora. Alguns ainda não entendem o grafite como arte, mas a diferença está muito mais clara. A maior visibilidade em feiras de arte e meios de comunicação, como na Malhação, quebram os preconceitos e deixam claro para o grande público o que é o grafite”.

Já viu que não basta pegar uma latinha de tinta e ir à rua, né? Se você não conhece uma galera pra te ensinar, como o Gaspar sugeriu, procure na internet algum curso. Mente aberta, se mantenha alerta e deixe a criatividade tomar conta de você. Para saber mais sobre os grafites de Malhação, fique ligado na novela, de segunda a sexta, às 17h45.



0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive