Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Galera de Malhação ensina a cuidar do planeta no Dia do Meio Ambiente

Caio Paduan e Alejandro Claveaux são a favor da educação ambiental (Foto: Malhação / TV Globo) 
Caio Paduan e Alejandro Claveaux são a favor da educação ambiental (Foto: Malhação / TV Globo)
 
Nesta terça-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês). E, este ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolheu o Brasil como sede das celebrações globais. O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um. Super antenada, a galera de Malhação está em dia com os debates sobre o tema e conta como contribui para preservar o meio ambiente.

Lixo (Foto: UN Photo/Martine Perret) 
(Foto: UN Photo/Martine Perret)
 
Caio Paduan, o Gabriel de Malhação, atua desde cedo na conscientização de crianças e jovens. "Eu trabalhei em um acampamento sustentável. Fazia jogos educativos e falava sobre o que pode ser reciclado e o que não pode. Por exemplo, você sabia que o isopor pode ser reciclado junto com o plástico?" conta o ator. Paduan também uniu o amor pelo teatro com a preocupação ambiental para fazer um musical que incentivava a sustentabilidade. "Acho tão importante quanto cuidar de si mesmo. É um absurdo essa destruição em massa do nosso planeta. Sou militante da proteção das tartarugas marinhas e tenho uma adotada, que é cuidada pelo Ibama. O nome dela é Donatela", revela o ator. A namorada, a atriz Juliana Lohmann também apoia essa ideia e é vegetariana.

O ator Alejandro Claveaux, que interpreta o líder comunitário Moisés, ressalta a importância da educação ambiental. "Eu economizo água ao tomar banho e escovar os dentes. Nunca uso para lavar carro ou calçada. Também separo o lixo pensando nas pessoas que vão fazer a coleta. Por isso, lavo as caixinhas de leite para facilitar a reciclagem. Se cada um fizer a sua parte, já ajuda. Eu vejo pessoas jogando lixo da janela do carro. Mas é preciso ser educado e, infelizmente, a nossa educação não é voltada para o básico. Se uma criança vê o pai jogando cigarro no chão, vai fazer a mesma coisa quando crescer. O mais importante é dar o exemplo".

Thaís Melchior separa o lixo de casa (Foto: Malhação / TV Globo) 
Thaís Melchior separa o lixo de sua casa

Há uma semana do início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que vai definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, a gente sabe que o país ainda tem um longo caminho a percorrer. "Todas as mudanças que ocorrem no mundo hoje são resultado das ações do homens, como a destruição da camada de ozônio e o derretimento das geleiras. Isso acontece porque a gente não está cuidando direito", diz a atriz Thaís Melchior, a Cristal de Malhação. Ela mora em um prédio que faz a separação de lixo e garante que também faz a separação em casa.

Mas, aos poucos, nós já estamos caminhando rumo ao desenvolvimento sustentável. Em anos recentes, o Brasil reduziu o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região, o que levou também à redução dos gases de efeito estufa. De olho nessas mudanças, Jonathan Azevedo, o Fôjo, se tornou militante do reflorestamento. "Onde tem um pedaço de terra, tem um pedaço de vida! Se nós perdermos os bosques, o que vai ser das nossas crianças?", questiona o ator. Jonathan lembra que também é preciso investir em veículos menos poluentes. "Pouca gente sabe da diferença entre gasolina e gás", diz.

Para CURTIR!

- De acordo com o Pnuma, a reciclagem no país gera um retorno de 2 bilhões de dólares

- Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas.
- O Brasil é líder na produção sustentável de etanol como combustível

- Recentemente, a construção de 500.000 novas casas com instalações de paineis solares gerou 300 mil novos empregos.

Dados: Pnuma



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive