Nosso Twitter! Facebook! Contate-nos por email!

Não caia no golpe de Lupe: confira dicas para evitar aliciamento virtual


Para dar um up na autoestima, Ju (Agatha Moreira) postou um vídeo de biquíni na web. Deu certo! A it-girl recebeu muitos elogios do pessoal do Quadrante, mas também quase entrou numa fria por causa das fotos. 

Lupe (Sérgio Marone) viu as imagens e começou a tentar seduzir Ju. O cara se passou por fotógrafo e convidou a irmã de Bruno (Rodrigo Simas) para acompanhar um ensaio com a modelo Gisele Bündchen.

Tudo mentira, né? Se Ju não tivesse pedido para Bruno (Rodrigo Simas) acompanhá-la, estaria em perigo agora! Situações como essa acontecem com muito mais frequência do que a galera imagina. "A gente precisa entender que a internet é acessada por milhares de pessoas. Tudo que é colocado é disponível para todos e fica guardado para sempre”, alerta  a advogada Juliana Abrusio, especialista em direito eletrônico e digital.

Todo cuidado é pouco. De acordo com a especialista, criminosos tentam ganhar a confiança de crianças e adolescente utilizando perfis falsos. Marcar encontros com "amigos virtuais" pode ser uma armadilha de um pedófilo ou sequestrador.

Lupe começou a seduzir Ju, que acabou caindo no papinho do pedófilo (Foto: Malhação / Tv Globo)

A psicóloga Andrea Nolf, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Internet da PUC-SP, afirma que é preciso tomar cuidado para não se expor demais e virar alvo de aproveitadores: “De maneira nenhuma fale onde você mora ou onde estuda para estranhos. Qualquer dado pessoal, como endereço, telefone, nome completo, não pode ser divulgado. Não se pode confiar. Também não é aconselhável tirar fotos com o uniforme da escola ou em frente ao colégio”, aconselha Andrea.

Receber mensagens no celular, e-mails e recados no blog ou nos sites de relacionamento com convites para encontros, imagens de sexo ou conteúdos impróprios para sua idade, pode ser uma tentativa de aliciamento.

Os aliciadores fingem ser amigos virtuais, mas, na verdade, buscam vítimas para abusar sexualmente e sequestrar. A primeira medida a ser tomada é bloquear o agressor no celular, chat, e-mail ou rede de relacionamento. Tire print screens dos convites e ameaças e procure adulto de confiança para fazer uma denúncia na delegacia mais próxima. Fique esperto!

0 comentários:



Nome: Central de Notícias Malhação
Url: noticiasmalhacao.com
Versão: #MalhaçãoNews2013 (7.0)
Webmasters: Pablo e Lucas
Design: Lucas M.
Contato: @@
Melhor visualizado: Chrome
Visitantes: online










Afilie-se pela Chat Box.

Blog Archive