Se liga! Redação Enem 2012: fique ligado nos possíveis temas
Na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que ocorre nesse próximo fim de semana, dias 3 e 4 de novembro, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.
Um item que costuma gerar bastante polêmica antes e depois da prova são os temas da redação. Não dá para adivinhar, mas podemos revisar tudo o que já caiu até hoje.
Em 2011, os inscritos no Enem formularam uma dissertação sobre o tema "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Havia dois trechos de textos e uma tirinha como material de apoio.
No Enem 2010, os candidatos tiveram que elaborar uma redação sobre “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Foram disponibilizados dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo e outro sobre o futuro do trabalho.
"O indivíduo frente à ética nacional" foi o tema das redações do Enem 2009. Os candidatos deveriam apresentar uma proposta de ação social que respeitasse os direitos humanos.
Em 2008, eram três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato teve de escolher uma delas e mostrar pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento, dar incentivo financeiro a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.
É importante, portanto, se manter atualizado nos assuntos em destaque na mídia, tanto no Brasil quanto no mundo.
E o que dá nota zero na redação?
- Fuga ao tema: Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Folha em branco: Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Texto insuficiente: Escrever apenas (até) sete linhas;
- Cópia de textos motivadores
- Impropérios, desenhos;
- Desrespeito aos direitos humanos.
Não vai marcar bobeira, né? Você pode ver mais informações no site do MEC.
0 comentários:
Postar um comentário