Galera de Malhação ensina a cuidar do planeta no Dia do Meio Ambiente
Caio Paduan e Alejandro Claveaux são a favor da educação ambiental (Foto: Malhação / TV Globo)
(Foto: UN Photo/Martine Perret)
O ator Alejandro Claveaux, que interpreta o líder comunitário Moisés, ressalta a importância da educação ambiental. "Eu economizo água ao tomar banho e escovar os dentes. Nunca uso para lavar carro ou calçada. Também separo o lixo pensando nas pessoas que vão fazer a coleta. Por isso, lavo as caixinhas de leite para facilitar a reciclagem. Se cada um fizer a sua parte, já ajuda. Eu vejo pessoas jogando lixo da janela do carro. Mas é preciso ser educado e, infelizmente, a nossa educação não é voltada para o básico. Se uma criança vê o pai jogando cigarro no chão, vai fazer a mesma coisa quando crescer. O mais importante é dar o exemplo".
Thaís Melchior separa o lixo de sua casa
Mas, aos poucos, nós já estamos caminhando rumo ao desenvolvimento sustentável. Em anos recentes, o Brasil reduziu o desmatamento da Amazônia por meio do monitoramento da região, o que levou também à redução dos gases de efeito estufa. De olho nessas mudanças, Jonathan Azevedo, o Fôjo, se tornou militante do reflorestamento. "Onde tem um pedaço de terra, tem um pedaço de vida! Se nós perdermos os bosques, o que vai ser das nossas crianças?", questiona o ator. Jonathan lembra que também é preciso investir em veículos menos poluentes. "Pouca gente sabe da diferença entre gasolina e gás", diz.
Para CURTIR!
- De acordo com o Pnuma, a reciclagem no país gera um retorno de 2 bilhões de dólares
- Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas.
- O Brasil é líder na produção sustentável de etanol como combustível
- Recentemente, a construção de 500.000 novas casas com instalações de paineis solares gerou 300 mil novos empregos.
Dados: Pnuma