. @CaioPaduan e @JulianaLohmann dão dicas de leitura
Caio Padun, apaixonado por livros, está lendo 'O retorno do Jovem Príncipe' (Foto: Malhação / Tv Globo)
O hábito da leitura tem caído ano a ano no país. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o IBOPE, em 2011, o brasileiro leu em média 4 livros por ano, sendo apenas 2 até o fim.
A pesquisa também aponta que o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011.
“Eu adoro e leio muito. A leitura te leva a outros lugares, te diverte, te instruir, melhora o vocabulário. Leio desde pequeno e meus pais também lêem bastante. É coisa de família”, afirma Caio Paduan. O intérprete de Gabriel ganhou, de presente de noivado de um amigo, o livro “O retorno do Pequeno Príncipe”, do escritor argentino Alenjandro Guillermo Roemmers, e recomenda a leitura. “Tem uma frase linda ‘Os seres humanos não podem dar o melhor de si, como seu amor e sua força criativa, se não estiverem livres”, afirma.
Juliana Lohmann, a Débora, também é fã de literatura: “Atualmente, estou lendo clássico, mas indico o livro da minha amiga Luiza Trigo, chamado ‘Carnaval’, que conta a história de uma adolescente que termina um namoro e vai curtir a vida em Recife”, afirma.
A atriz também é escritora: “Eu adoro ler e escrever. Escrevi um livro de poesias chamado “Ela, a outra e eu’ com duas amigas e quero lançar outro até o final do ano”, completa.
Já sabe, galera, vamos ler muito!